Daniele Vilela Cardoso Leite

Marketing Pessoal – Imagem Profissional

Daniele Vilela Cardoso Leite*

A importância da imagem pessoal e profissional demonstra que hoje em dia, na diversidade de estilos e pensamentos, quem sabe se portar adequadamente em cada ambiente é alguém inteligente, sensível e perceptivo, pois para se apresentar de maneira convenientemente correta, essas características são imprescindíveis.
Compartilho com você, leitor, algumas dicas trabalhadas pela professora Wania Tavares em sala de aula com seus alunos:
A importância da imagem do profissional no mundo de hoje:
-A aparência de uma pessoa é seu cartão de visitas. Expresse elegância, charme e personalidade encantando as pessoas com seu jeito de ser, sua forma de falar e se apresentar para o mundo.
Ser elegante: A elegância é demonstrada em nosso comportamento diário através de:
-Boa educação -Normas de conduta e caráter -maneira de tratar as pessoas -Boa expressão -Escrita e leitura corretas – Postura ao se sentar ou se levantar e se vestir -Formas de cumprimentar, pedir licença, de agradecer e de se desculpar.
Cuide-se: a sua imagem reflete o seu comportamento e aspecto social.
Comportamento profissional e pessoal. Refletindo…
-Você já parou para pensar como tem se comportado frente às outras pessoas? -Quantas vezes você já sorriu hoje? -Você se lembra de usar constantemente palavras mágicas como por favor, muito obrigado, com licença e desculpe-me? – Você tem retribuído ou agradecido algum elogio ou ajuda recebida?
Essas atitudes devem ser questionadas em tempo integral em nossas vidas!
Os detalhes fazem a diferença…
-Fale pausada e corretamente, pronunciando todas as sílabas das palavras, tanto ao telefone quanto pessoalmente. – Elimine gírias e palavrões do seu vocabulário. -Evite chamar seu colega em voz alta. A empresa é muito grande. Já imaginou todos os colaboradores gritando ao mesmo tempo? -Respeite a privacidade do outro. Não agrida com comentários que talvez você mesmo não gostasse de ouvir.
Os mandamentos para obter sucesso
-Comece a gostar de você em primeiro lugar. -Confie plenamente em si mesmo e acredite no que está fazendo. -Acredite que você vai fazer o melhor sempre. -Seja entusiasmado em tudo aquilo que faz.
As 8 características do trabalhador do século XXI
-Ser flexível e não especializado demais. -Ter mais criatividade do que informação. -Estudar durante toda a vida. – Adquirir habilidades sociais e capacidade de expressão. Ser solidário e comunicativo. -Assumir responsabilidades. – Ser empreendedor (protagonizar, dirigir, atuar). -Entender as diferenças culturais e aprender a lidar com elas. – Adquirir intimidade com as novas tecnologias.
Essas são dicas que servem de referência para refletirmos e analisarmos se estamos nos comportando de forma correta. O marketing pessoal e profissional está associado à educação, bom senso, adequação, postura. E um apurado e competente senso de percepção.
É necessário muitas vezes adequar o comportamento às mais diversas situações. Ir à missa de biquíni, à praia de terno, usar roupas muito leves no frio ou muito pesadas no calor. Roupas curtas e transparentes no ambiente de trabalho etc. Esses são exemplos explícitos, mas em situações mais sutis também se escondem as oportunidades de mostrar bom senso e coerência.
É necessário estar atento, perceptivo às situações. Ter estilo próprio é uma coisa. Ter falta de bom senso é outra. Daí a importância da percepção, e para conquistá-la, nada melhor que a observação…
Com dicas como essas a convivência fica melhor, os limites nas relações interpessoais mais bem definidos, os ambientes mais leves e agradáveis. Observe, perceba, e caminhe rumo a uma qualidade de vida cada vez melhor…

*Daniele Vilela Cardoso Leite é Psicóloga, professora de Yôga e colunista do jornal Acontece (Caeté-MG) de 1999 a 2017, quando foi encerrada a circulação da edição impressa.

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