Daniele Vilela Cardoso Leite

O Conceito de Inteligência Mudou

Daniele Vilela Cardoso Leite*

No passado não muito distante eram aplicados testes de QI, quociente de inteligência, para medir a inteligência dos indivíduos. Pais de crianças, principalmente em idade pré-escolar, procuravam os psicólogos e as crianças e adultos eram submetidos e classificados de acordo com a tabela estabelecida pelo teste. Hoje tudo isso mudou e muito.
Com a evolução dos tempos e das ciências ficou claro que o ser humano possui potenciais, aptidões e capacidades muito singulares, particulares, e o antigo conceito de QI, “padrão de classificação a partir das inteligências Abstratas, Lingüísticas e Lógico-matemática, (essencialmente do lado esquerdo do cérebro)”, cedeu lugar a um novo conceito, que são as inteligências múltiplas, “potenciais de desenvolvimento definindo níveis emergentes de evolução a partir de múltiplas descobertas, correlacionando as aptidões, habilidades, interesses, conhecimentos, sentimentos, intuições, atitudes, valores, escolhas e práticas do dia-a-dia (unindo componentes do hemisfério esquerdo e direito do cérebro)”.
Esta nova concepção transformou as relações, trazendo à tona o quanto cada pessoa carrega em si potenciais que antes não eram valorizados. Cada um carrega em si o dom de ser capaz de ser feliz, como diz Almir Sater.
Observe os tipos de inteligência e faça uma auto-análise de qual é a sua dominante e a das pessoas que você conhece. Descubra porque não faz sentido existirem problemas de auto-estima, sendo que todos têm latentes potenciais que às vezes nem têm conhecimento.

  • Inteligência Lingüística: Comunicação verbal e escrita, predisposição para comunicar, escrever, ler, narrar, interpretar.
  • Inteligência Lógico-Matemática: Sistematização/ exatidão dos fatos, racionalidade, imparcialidade, desenvolver habilidades numéricas.
  • Inteligência Espacial: Percepção do mundo espacial, valorização das formas na busca do equilíbrio estético, manifestações de formas e objetos abstratos e concretos.
  • Inteligência Corporal-cinestésica: Expressar-se através do corpo. Cuidar da saúde do corpo em todos os níveis.
  • Inteligência Criativa/Musical/Artística: Capacidade de conectar-se com toda a criação artística. Apreciar e incorporar os movimentos da vida à criação humana. Desenvolver sensibilidade para os sons, cores, formas, símbolos, cenas da vida.
  • Inteligência Emocional (intra, inter e organizacional): Voltar-se para formar um modelo verídico de sentir, interagir com as pessoas e ambiente de forma saudável. Busca do autoconhecimento e relacionamentos saudáveis e produtivos.
  • Inteligência Naturalista: Reconhecer a fauna, flora, e fazer distinções do mundo natural. Princípios, teorias, conceitos da Educação Ambiental. Exploração dos ambientes humano e natural com interesses e entusiasmo.
  • Inteligência Espiritual: Despertar para a consciência universal. Ter compreensão da grande ordem universal na ação cotidiana. Busca do equilíbrio razão e emoção em todas as situações da vida.

As inteligências múltiplas abriram um leque de possibilidades de valorização dos potenciais. As mudanças no mercado de trabalho, o grande número de profissões que surgem a cada nova demanda de mercado, as evoluções nas áreas da tecnologia, ciências físicas, químicas, biológicas, psicológicas, etc., tudo isso pediu um novo conceito de inteligência, e abriu espaço para uma nova concepção em relação ao ser humano.
Valorize seu potencial, sua inteligência. Reconheça-os e explore-os, pois cada um veio ao mundo com uma missão e vocação, e enquanto isso não é explorado e valorizado, não há as realizações devidas e possíveis. Se permita ser feliz, se permita brilhar. Aceite sua vocação, seus dons, suas missões. Siga o seu caminho se norteando por essas referências. Busque se conhecer, e valorize o que você tem de melhor!

*Daniele Vilela Cardoso Leite é Psicóloga, professora de Yôga e colunista do jornal Acontece (Caeté-MG) de 1999 a 2017, quando foi encerrada a circulação da edição impressa.

Comments (0)
Add Comment