Daniele Vilela Cardoso Leite

Parapsicologia: O Misterioso, o Sobrenatural

Daniele Vilela Cardoso Leite*

A Parapsicologia é uma ciência que estuda fenômenos provocadas pela mente, e que despertam curiosidade pelo caráter misterioso e sobrenatural.
Fenômenos como a Telepatia = Comunicação à distância, transmissão de pensamento. É puramente mental, principalmente quando há ligação afetiva (amor, ódio, afeto). Em 1966 estudos mais detalhados com as plantas, através de ondas copiógrafas, comprovaram que as plantas captam sentimentos, sendo estes positivos ou negativos. Clarividência = Clari (claro) vidência (ver) = ver claro. Ver com os olhos da mente objetos ou pessoas ou situações que estão fora do alcance de suas vistas. Precognição = Propriedade de prever o futuro ou conhecer antecipadamente o que acontecerá num futuro próximo ou remoto. Premonição = Perceber acontecimentos futuros. Psicocinésia = Ato de movimentar objetos através do poder da mente. Pirogenia = Capacidade de atear fogo através do poder da mente. Enfim, estes são alguns fenômenos paranormais.
Segundo o Padre João Humberto Vanim, que além de Padre é Psicólogo, e trabalha com a Parapsicologia, esta é uma ciência que procura analisar, interpretar e dar resposta teórica a esses fenômenos. Ele diz que ” a Parapsicologia foi oficializada em 1953, no Congresso Internacional de Utrech, na Holanda. Mas desde 1885 vinha sendo pesquisada por cientistas alemães, ingleses e americanos”. “Batizada com o nome de metafísica, metapsíquica e, mais tarde, como parapsicologia, essa ciência tem objeto próprio de pesquisa ? que são os fenômenos paranormais ? tem método quantitativo próprio e campo específico de atuação fenômenos físicos e mentais. Em si ela é bastante controvertida. Nos países em que cientistas de renome influenciaram a opinião pública e o governo, ela foi aceita como ciência sem nenhum problema, inclusive fazendo parte da orientação educacional e científica. Em outros, porém, onde não houve esse tipo de pressão, ela inexiste como é o caso do Brasil. A razão principal é o medo de oficializar algo que seja ligado ao sobrenatural, ao misticismo. Oficializar uma ciência não manipulável, que ninguém sabe para onde penderá, é um pouco arriscado para o governo, principalmente de um país como o nosso, conclui Vanim.” Todas as pessoas nascem com poderes paranormais latentes. Umas já nascem com eles desenvolvidos. Outras trabalham para isso. Muitos não têm o conhecimento consciente da existência deles.
Ao ser perguntado sobre a relação entre religião e fenômenos paranormais, Vanim diz :”são realidades distintas. Os fenômenos independem da opção religiosa de uma pessoa. Eles são um fato humano e, como tal, pertencem a homens que fizeram ou não uma opção religiosa. O fenômeno em si é puramente psicológico, pois é uma somatização , em termos de comportamento, de uma idéia recebida e assimilada.” A parapsicologia estuda os fenômenos em termos de energia. Mas é preciso muito estudo, seriedade e cuidado para se falar sobre isso. No Brasil, um grande especialista foi o Frei Albino Aresi, autor de vários livros sobre o assunto. Outro aspecto interessante comentado por Vanim é que todos os fenômenos têm uma razão para existir, e que a mais freqüente é a repressão de uma energia interior muito forte. Enfim , pessoas que manifestem algum tipo de paranormalidade e não consigam conviver bem com esse dom ( ele diz que é um dom, como outro qualquer, como a música por exemplo) precisam de orientação, mas vinda de quem esteja realmente capacitado para isso.
Essas informações foram retiradas da apostila do último curso de Parapsicologia e Psicologia Dinâmica ministrado por Frei Albino Aresi, em 1987, em Belo Horizonte, antes de sua morte, e da Revista Família Cristã, na qual o Frei João Humberto Vanim falou sobre o assunto.

*Daniele Vilela Cardoso Leite é Psicóloga, professora de Yôga e colunista do jornal Acontece (Caeté-MG) de 1999 a 2017, quando foi encerrada a circulação da edição impressa.

Comments (0)
Add Comment