Daniele Vilela Cardoso Leite

Poluição Física, Mental, Ambiental

Daniele Vilela Cardoso Leite*

Polui-se o corpo infiltrando nele álcool, tabaco, corpo de bicho morto, comidas enlatadas, carregadas de química, remédios em doses excessivas, drogas das mais variadas. Polui-se a mente com pensamentos constantemente negativos, agressivos, raivosos, rancorosos.
Polui-se a Terra de várias maneiras. Segundo o geógrafo Higor Leite, por exemplo, com o necrochorume. Chorume é o caldo produzido pelo lixo. A parte aquosa. Necrochorume é o líquido liberado por um corpo em decomposição. Um corpo de aproximadamente 70 quilos libera por volta de 20 litros de necrochorume. Esse líquido se infiltra, percola na terra, podendo atingir lençóis de água, tornando inviável hortas, criação de animais, etc. nas imediações de um cemitério.
Recentemente ouvi contar que uma fábrica da Coca-Cola em Belo Horizonte, que existia perto de um grande cemitério mudou de lugar devido à questão da qualidade da água da região. Estudos sobre o assunto revelam que uma das soluções para a poluição causada pelos cemitérios é instalar na área camadas impermeabilizantes (podem ser compostas por argila ou outros materiais que façam o mesmo efeito) e fazer uma canalização para o necrochorume, desaguando-o em região determinada e tratar o líquido através de certos procedimentos adequados. É um processo similar ao dos “lixões”.
Vê-se por esse exemplo como a sujeira (que é um veículo da poluição) é uma questão intrínseca à existência humana. Sujeira física, mental, etc. Não há como negar. Negar só atrapalha. Reconhecer e pensar o que fazer com as sujeiras mentais é tão necessário quanto com as do mundo concreto. O pior é quando não se reconhece o perigo, como na questão dos cemitérios, que muito poucas pessoas têm noção ou conhecimento. E tão prejudicial é achar que o mundo seja só essa sujeira. Focar e ver apenas esse lado.
A Psicologia Junguiana dá o nome de “SOMBRA” às “sujeiras mentais” que o homem reprime e manda para o inconsciente. Infeliz o homem que acha não possuir sombra. Ele e qualquer outro a possuem. A questão é reconhecer para transformar. Em termos fisiológicos saber, ter consciência de que cadáver de bicho morto no organismo, álcool, tabaco, química como açucares, drogas etc., poluem o corpo. Em termos emocionais e mentais é importante ter a noção de que a sombra existe psicologicamente dizendo e que reconhecê-la é importante, mas não alimentá-la, pensando negativamente, sentindo negativamente todo o tempo. Isso é alimentar a poluição mental.
Em termos ambientais, é saber também que o ser humano polui o planeta (inspira oxigênio, expira gás carbônico, produz as fezes, etc., e a natureza cuida disso tudo) principalmente com o progresso, e vem poluindo cada vez mais. Carros, aviões, computadores etc. etc. etc. E que buscar a solução é contribuir para transmutar, transformar, transcender essas sujeiras em prol do planeta é obrigação de cada um.
Cuidar da limpeza física, mental, ambiental é algo que a natureza humana depende. Em termos micro e macro. A consciência desta realidade é o primeiro passo para a melhoria . Os outros passos vêm das atitudes tomadas em relação a cada desafio surgido, com a solução para cada um… Só não há para nós, na condição de humanos, solução para a morte. Para todo o resto com certeza há. Se não enxergamos é limitação nossa, pois há saída…

*Daniele Vilela Cardoso Leite é Psicóloga, professora de Yôga e colunista do jornal Acontece (Caeté-MG) de 1999 a 2017, quando foi encerrada a circulação da edição impressa.

Comments (0)
Add Comment