Daniele Vilela Cardoso Leite

Síndrome de Burnout

Daniele Vilela Cardoso Leite*

Um distúrbio cada vez mais freqüente no mundo moderno é a “Síndrome de Burnout”, que se caracteriza por sintomas advindos de esgotamento profissional. O indivíduo fica verdadeiramente escravo da profissão, até o ponto da perda da noção dos limites impostos pelo corpo e pela mente.
A denominação “burnout” vem do inglês to burn out, que significa queimar por completo. São variados os sintomas diante da singularidade das pessoas, mas os mais comuns são distúrbios no sono, irritabilidade, instabilidade de humor, falta de ar, problemas digestivos, dores de cabeça, ansiedades, entre outros.
A Síndrome advém de profunda e excessiva entrega ao trabalho com frustrantes e irreconhecidos resultados. Entrega e dedicações que se tornam compulsivas com percepção de pouco reconhecimento.
Há estudiosos que entendem que apenas o extremo cansaço, o estresse profissional sejam suficientes para desencadear problemas que conduzem ao quadro de depressão clínica sem as especificidades citadas acima, de compulsão e não reconhecimento. Fato é que se torna cada vez mais necessário o auto conhecimento, as observações sobre o que o corpo e a mente indicam,e atitudes pró ativas em relação a tais sinais.
Caso haja grande insatisfação e a vida se torne cada vez mais penosa, menos alegre, esse fato precisa ser levado em consideração e algo deve ser feito. Se o sujeito percebe as dificuldades e não consegue lidar com as mesmas, para isso existem profissionais especializados (psicólogos, psicanalistas, terapeutas, etc). Houve uma mudança muito acentuada na dinâmica da vida moderna e não há mais espaço para a opção de apenas reclamar, sem atitude pró ativa. Tal comportamento apenas irá piorar a situação.
A “Síndrome de Burnout” afeta principalmente indivíduos que trabalham em contato com outros seres humanos (principalmente professores e profissionais da saúde). Atualmente terapias e tratamentos são cada vez mais difundidos e utilizados devido à grande variação de problemas advindos da cultura atual, da forma de organização das sociedades e do mundo. O momento exige atenção à saúde e às verdadeiras necessidades humanas que são baseadas em respeito nos relacionamentos, reconhecimento, amizade, amor, fidelidade às verdadeiras vocações profissionais, vivências saudáveis de sólidos relacionamentos.

*Daniele Vilela Cardoso Leite é Psicóloga, professora de Yôga e colunista do jornal Acontece (Caeté-MG) de 1999 a 2017, quando foi encerrada a circulação da edição impressa.